quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tipos de bullying

Por não ser apenas um tipo de agressão, existem vários tipos de bullying (desde verbais a físicos) e eles podem ser classificados em:
  • Verbal: É feito indiretamente por uso de apelidos, insultos e por gozações.
  • Moral: O agressor inventa calúnias, discrimina e difama a vítima.
  • Sexual: Abusar, assediar e violar sexualmente.
  • Psicológico: Intimidar, ameaçar, perseguir, aterrorizar, humilhar e excluir a vítima.
  • Material: Ocorre roupo e destruição de pertences pessoais.
  • Virtual: Insultar, difamar, humilhar, discriminar e ofender uma pessoa por meio da internet e redes sociais (Cyberbullying). 
De modo geral (para simplificar um pouco) eles podem ser ser chamados de bullying direto, indireto e cyberbullying. O bullying direto envolve agressões físicas e geralmente é praticado por meninos, já o indireto costuma ser praticado por meninas onde as vítimas são excluídas e difamadas. É importante deixar claro que não é sempre que o bullying direto é feito por meninos e o indireto por meninas, não é nada definido, os dois sexos praticam os dois tipos.
O cyberbullying é o bullying realizado através da internet e de redes sociais. Esse tipo de agressão busca humilhar e ridicularizar os outros sem que o agressor seja exposto. O aumento do cyberbullying ocorre principalmente por causa disso: os autores podem discriminar e difamar as vítimas a vontade e não se identificar. O cyberbullying geralmente é praticado por adolescentes e deixam os agredidos abatidos e desmoralizados.
  
Fontes: Bullying Escola

Um comentário: