quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Como lidar e combater o bullying

É muito importante saber como lidar e combater o bullying para poder ajudar pessoas que sofram ou até saber como reagir caso você sofra essa agressão.
É importante a vítima se sentir confiante, ter auto estima (já que os agressores buscam vítimas frágeis e que não possam reagir). Caso a pessoa já sofra o bullying é melhor ignorar o que o agressor fala e não ficar calado, procurar ajuda dos pais ou professores. É válido lembrar que os agressores sempre procuram vítimas que não apresentem nenhuma possibilidade de reação, surpreenda-o, mostre que você pode sim agir contra isso. A pessoa que sofre com o bullying deve procurar não se isolar e estar sempre na companhia de amigos, afinal eles podem ajudar. Mudar de escola pode não resolver nada, o importante é acreditar em si mesmo.
Os pais devem buscar ter uma boa comunicação com o filho, até porque, se ele se sentir seguro pode contar e buscar ajuda. Os pais devem prestar atenção no que os filhos falam e aconselhá-los da melhor forma possível para ele saber que tem apoio.
Os amigos caso percebam alguma mudança ou saibam de alguma coisa devem falar para os pais da vítima e contar para os professores (que podem orientar os alunos e fazer alguma coisa a respeito). Eles também não podem se afastar do agredido pois é importante para ele não se sentir solitário e saber que pode contar com os amigos (no caso do cyberbullying o agredido pode denunciar o agressor por meio da rede social)
O papel das escolas e dos pais é fundamental para combater o bullying: eles podem orientar as crianças desde pequenas que praticar esse tipo de agressão é errado e prejudica a vida de todos. As escolas podem estimular as crianças a fazerem campanhas de conscientização sobre o assunto.
É importante também que dentro da família haja harmonia e que tenha um ambiente estável, onde não ocorra agressões, já que as crianças aprendem muito com as atitudes da sua família e atitudes que acontecem no ambiente em que vivem.

Algumas imagens de campanhas anti-bullying:








Nenhum comentário:

Postar um comentário