quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Indicativos de estar sofrendo bullying e como se sente o agredido

          Grande parte das vítimas de bullying não falam sobre o assunto, sofrendo caladas. O que acontece, é que elas tem vergonha porque acham que merecem os apelidos ou já estão acostumadas por ser algo que ocorre diariamente. Existem vezes onde a pessoa não sabe a quem procurar para falar sobre isso, já que nunca foi orientada. 
            Os pais, colegas ou professores devem procurar identificar se há algo de errado com a pessoa (isso pode ser percebido nas suas atitudes, como irritar-se mais facilmente, ficar nervosa ou triste). Se alguém suspeitar deve procurar a ajuda de profissionais para saber como ajudar a vítima.
            Cada pessoa mostra sinais diferentes (dependendo do tipo de agressão que sofre). Eles podem ser:
  •  Físicos: Machucados sem explicações, arranhões e cortes. Roupas ou pertences rasgados ou danificados.
  • Comportamentos relacionados à escola: Ter medo de ir para escola, não querer ir ou voltar sozinho da escola, mudança na rota para a escola, medo de pegar o ônibus escolar. Também ocorrem mudanças no comportamento  (ter menos amigos, não querer sair ou ser convidado com menos frequência).
  • Emocionais: Parecer estar sempre chateado, infeliz, solitário, choroso, estressado, se tornar retraído e deprimido. Mudanças de humor constantes e considerar a hipótese de suicídio.
  •  Indicadores de saúde ruim: Estar geralmente cansado ou abatido, ter pouca resistência a infecções e doenças recorrentes.
Os agredidos são constantemente humilhados e sentem dor, angústia, medo e inseguranças. As pessoas que sofrem dessa violência geralmente se sentem solitárias porque não possuem amigos e são zombadas pelos valentões, muitas chegam a entrar em depressão.

Fontes: Bullying Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário